7
de
julho
SKATE NAS OLIMPÍADAS?! NÃO, OBRIGADO!
por Guto Jimenez
“Pode começar a ficar indignado: alguns dos dirigentes mais influentes do COI reuniram-se com a ICU (International Cycling Union, a União Internacional de Ciclismo - ?!) e deliberaram pela inclusão do skate como esporte olímpico a partir de 2012.” Uns dias depois, a bomba saiu até no New York Times: a ICU irá “adotar” o skate até o fim do mês como sub=modalidade (!), adequá-lo aos critérios olímpicos (!!) e, em 2 anos, organizar o esporte mundialmente (!!!). Estranhamente, a WCS ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Não é de hoje que esse assunto ronda o meio do skate. Desde que alguns skatistas fizeram uma demo no encerramento das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, que vira e mexe essa pauta retorna à discussão. Tudo bem que aquela foi a demo de skate que teve a maior audiência da história (cerca de 1 bilhão de telespectadores) – mas mudou alguma coisa pro cenário?! Uma outra dica de que o assunto poderia retornar à pauta foi a apresentação de slalom na abertura dos últimos jogos de inverno em Milão, há pouco mais de um ano. Nem assim a ISSA (International Slalom Skateboard Association) teve maior facilidade em organizar o circuito mundial da modalidade.
Meu camarada sabe que eu sempre fui contra essa coisa. A única coisa de positiva que vejo, numa hipotética inclusão do skate como modalidade olímpica, seria que os governos poderiam construir cada vez mais pistas pra prática de mais um esporte que disputa medalhas. Só isso e nada mais. Esse aspecto, inclusive, me foi exposto por um dos grandes defensores da idéia, o atual tetracampeão mundial de vert Sandro Dias, numa das últimas vezes que nos encontramos. Eu admito que é um ótimo motivo, ainda mais no Brasil, mas não o suficiente pra me fazer mudar de idéia.
Por quê sou contra? Primeiro porque todo esporte olímpico individual tem critérios de julgamento determinados e pré-estabelecidos; ou seja, cada manobra ou movimento tem a sua própria cotação. Aí eu pergunto: como determinar que um switch heelflip backside boardslide, por exemplo, seria melhor que outro?! Se os juízes de skate até hoje cometem decisões polêmicas, é esperar demais que tomem jeito de uma hora pra outra só porque o skate faz parte da competição dos 5 anéis.
Outra coisa que acho muito estranho em algumas dessas modalidades olímpicas é que existem movimentos obrigatórios; essa esquisitice também já assolou o skate em priscas eras. Lembro que, nos anos 70, as disputas de freestyle continham manobras obrigatórias – se não me falha a memória, eram tail e nose wheelies, walk the dog, space walk e 360s. Tentou-se fazer o mesmo com o vert, mas não deu certo. Fico imaginando quais manobras poderiam ser obrigatórias no skate ao nível que está hoje em dia… Sem falar que esse critério é extremamente limitador à criatividade do praticante, seja de qual esporte for.
Esses são só alguns dos aspectos técnicos que eu abordo aqui, mas a coisa vai muito além disso. Eu ouso dizer que o COI está buscando uma espécie de renovação do interesse dos patrocinadores dos jogos olímpicos de verão, da mesma maneira que fizeram com as olimpíadas de inverno ao adotarem o snowboard como modalidade olímpica. Antes da adoção, a FIS (Federação Internacional de Ski e Snowboard) considerava o snowboard como uma mera “distração de adolescentes”, e fazia competições bem nas coxas e cheios de má vontade. A molecada começou a considerar o esqui como coisa de mauricinhos ou velhos, o esporte foi crescendo e tornou-se o que mais crescia (e vendia) dos esportes de inverno… e a FIS teve de enfiar a viola no saco. Outra entidade foi formada pra regular o snowboard, o COI adotou as pranchas de neve, os jogos de inverno foram salvos e todos viveram felizes para sempre.
Qualquer semelhança com o skate NÃO terá sido mera coincidência. O COI não adotou o bicicross como modalidade olímpica à toa, mas sim como maneira de atrair a atenção dos jovens aos jogos olímpicos; isso quer dizer mais audiência pras redes de tv, mais grana a ser cobrada dos patrocinadores - mais interesses comerciais satisfeitos, enfim. Os bikers estão sendo usados como cobaias e nem ligam, afinal qualquer divulgação é lucro pra quem tem pouca exposição na mídia e/ou vive na carona do skate nos eventos de tv.
Outro argumento em defesa da inclusão do skate como modalidade olímpica é aquele velho “pense na divulgação que o skate possa ter”. Ué, o skate já não tem divulgação suficiente?! Tirando o futebol e o basquete, quais outros esportes olímpicos têm a mídia, mercado, a quantidade de ídolos e o número de praticantes no mundo todo que o skate tem? Acho que você já deve saber da resposta.
O que me deixa mais indignado com essa atitude oportunista do COI é o fato deles, na sua arrogância, terem o displante de dizer que “o skate passará a ter a legitimidade, o reconhecimento e o status característicos de um esporte olímpico”. Como assim, cara-pálida?! Quem disse que o skate precisa de alguma coisa do COI?! O skate já é legítimo, reconhecido e tem o seu próprio status independente do que essa entidade esdrúxula e ultrapassada possa fazer. SEMPRE andamos com as nossas próprias pernas, descobrindo novos terrenos, formando e desenvolvendo novas modalidades; foi o nosso esforço que fez o skate se tornar o que é hoje em dia. Quando digo “nosso”, digo de skatistas de um modo geral, e não só dos grandes ídolos de todos os tempos.
Pra mim, isso é um oportunismo da pior espécie, motivado por um motivo simples: dinheiro. Não há um genuíno interesse esportivo nisso; o que acontece é que as redes de tv americanas vêm pagando cada vez menos pelos direitos de transmissão dos Jogos. Isso porque a juventude americana tem dado mais audiência a eventos esportivos de esportes de ação do que a disputas de esportes tradicionais, aí incluindo os 4 “jock sports” favoritos dos americanos (basquete, futebol americano, beisebol e hóquei no gelo) e as modalidades olímpicas. Como americano não paga nem um centavo a mais acima do valor do que quer que seja, a pressão vinha sendo formada e o COI teve de ceder. Como se diz nos EUA, “money talks and bullshit walks” – algo como “o dinheiro fala mais alto”.
Infelizmente eu já esperava por isso. Desde que o skate virou profissão, e muitos skatistas o passaram a encarar como uma mera escolha de carreira, que aguardo por isso. Mas nem assim consigo me conformar. E uma grande dúvida ronda a minha mente: será que, se o skate for aceito como esporte olímpico, ele será mais respeitado por pais, autoridades e quem quer que seja?
Não sei não. Acima de tudo, o skate é um estilo de vida antes de ser um esporte. Somos o tipo de gente que vai estar num lugar onde não era pra estarmos, numa hora em que ninguém esperava e fazendo aquilo que ou é proibido ou é inesperado. Podem fazer quantas pistas quiserem – nenhum corrimão, nenhuma parede, transição ou ladeira estarão a salvo. O fato de ser proibido nunca nos impediu de andarmos de skate onde quer que queiramos, na hora que quisermos, do jeito que desejemos.
Essa é a alma do skate, faz parte do DNA de cada skatista. Enquanto for assim eu digo: skate nas Olimpíadas?! Incluam-me fora.
Acesse também
http://www.penseskate.net/index2.php?link=home.php
http://www.fotolog.com/penseskate
http://www.orkut.com/GLogin.aspx?done=http%3A%2F%2Fwww.orkut.com%2FCommunity.aspx


Comentário por Lu Poeta — 14 de julho de 2007 (20:59)
show de bola!!!! concordo plenamete com tudo escrito aki!!! e omais impressinanteé q tudo o qeu pensava enquanto lia o post estava mais ou menos no paragrafo seguinte!!!!!
Comentário por Bruno Funil — 19 de julho de 2007 (14:46)
Olha galera, realmente é um assunto mais complexo do que simplesmente o ganho com divulgação e boa imagem do esporte…como coordenador de uma escolinha de skate(NES) acho muito legal, a molecada curtir com mais apoio dos pais, melhor imagem dos atletas (pq eu odeio imagens de skaters fumando e bebendo em vídeos, por exemplo), mais status pro esporte e mais organização em relação ao skate de competição, mas e quando o skate é visto como um estilo de vida? Como arte? E aí como fica?
Imagino que todo um processo criou o skate, a rebeldia, a subjetividade, a criatividade, a própria personalidade de quem escolhe o skate são partes disso, daí aparecem “cartolas”, regras “babacas”, e putz, UNIFORME padronizado!!! Além dos critérios de julgamento (escrotos)que regem jogos olímpicos, realmente esses são pontos que podem contribuir com a extinção mundial do “soul skate”, aquele feito com atitude.
A verdade é que hoje o skate tem duas vertentes, o corporativo(campeonatos, empresas, tv, etc) e o skate de alma, revivido bastante com “Dog Town & Z Boys” incluir o skate nas olímpiadas pode fazer sumir aquele “instinto” natural que leva o moleque inteligente, rebelde, diferente a escolher o skate, imagina num futuro os atletas de skate simplesmente serem como outros atletas? Eu por exemplo, acho que não o teria escolhido…muito normal pro meu gosto…
Esse assunto é daqueles bons de discutir, espero encontrar Guto, Renne e outros pensantes assim que chegar no Rio e num balcão de bar falarmos sobre isso…rsrsrs
SKATE SEMPRE!!! SUB ESPORTE É O CARALHO!!! CICLISMO AJUDANDO? FALA SÉRIO…NÃO USO LYCRA…
Comentário por Rennê Nunes — 19 de julho de 2007 (18:30)
Fala Funil, bom te ver por aqui participando.
Apesar em concordar em grande parte com o Guto, eu penso muito na questão do aumento do investimento governamental nas categorias de base do esporte.
Na verdade ir para as olimpíadas não é o grande problema, mas sim como isso vai ser feito. Como vocês mesmos disseram, acho mesmo que todo esse coorporativismo não combina com o lifestyle Skatebording.
Uma vez, trocando idéia com o Alê Vianna, ele falou uma coisa interessante. Disse que o caminho das olimpíadas parece inevitável. Mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Seja em 2012 ou 2029. O grande desafio é que isso seja feito de uma forma bacana, respeitando a história do esporte e suas características.
Mas só quem vive verá se isso realmente vai acontecer.
Comentário por Guto — 31 de julho de 2007 (23:46)
O + foda é q os caras não vão querer começar humildes, com um slalom ou speed por exemplo, em q o + rápido e técnico ganha sem contestação. A arrogância deles aponta logo pras cerejas do bolo, street e vert - ora, se nós q andamos de skate até hj cometemos erros de julgamento, o q dirá esses cartolas oportunistas e atrasados?!
“Não uso lycra” foi duca, hem Funil?!
Comentário por Juan Peterson — 13 de agosto de 2007 (12:47)
Eu concordo com o renne, acho a visão de guto muito preconceituosa.
O skate já é corporativo, X-games não tem eliminatórias, eles simplesmente escolhem os skatistas que dão mais audiência, os mais conhecidos e os botam lá, competindo.
Grande parte das pessoas que começam a andar de skate começam pelo glamour dessas competições. E digo mais, o skate e sustentado boa parte por playboys que começam a andar de skate e não continuam por não terem amor a ele. Esses playboys andam e consomem por um tempo apenas, mas são um grande número, e têm maior poder de consumo. Eles andam por terem visto x-games, malhação, etc. Apesar de n gostarmos desse povo que gosta de tirar onda com skate de desodorante, eles sustentam o mercado também.
Sinceramente ainda não parei pra pensar se concordo ou não com skate nas olimpíadas, são muitas questões. É claro que prefiro o skate de alma, as intermináveis sessions de street tardes e noites adentro, encontrar com um bando desconhecido e andar junto, o espírito do skate de rua, mas ele não acabou quando entraram os x-games, acho q também não acabaria com as olimpíadas. Eu assisto x-games quando posso e gosto, mas continuo andando no mesmo espírito de sempre (andar mesmo não ando mais por causa de uma lesão, mas participo). É claro que a amplitude da exposição de uma olimpíada é maior que do x-games, mas acho q o skate de raíz não acabará. Pelo menos espero. (continua)
Comentário por Juan Peterson — 13 de agosto de 2007 (12:48)
Se fosse incluída nas olimpíadas, é claro que não poderia ser cheia de regras como foi falado, deve ser de acordo com o skate existente, sem manobras obrigatorias nem nada. Mas para isso deve haver bom senso do coi. o coi e uma entidade que pensa em dinheiro e quer incluir o skate para ganhar dinheiro, ok, mas se o skate ganhasse com isso, que mal haveria. Eu prefiro que os dois se beneficiem do que os dois se ferrem ou fiquem indiferentes. se for melhorar o skate que seja feito.
Essa é uma questão complicada e que envolvem vários fatores, expus aqui minhas idéias para junto com as outras servir de fonte para a reflexão e criação de novas idéias, que espero tendam a esclarecer e definir melhor a questão, os benefícios e malefícios dessa inclusão do skate nas olimpíadas. Acho que todos escrevemos para isso certo? e não para impôr opiniões. obrigado pela atenção
Comentário por Guto — 17 de agosto de 2007 (1:06)
Olha, Juan, reli o post e não vejo onde está o preconceito q vc apontou. Concordo contigo qto à importância de eventos como xgames pra aumentar a audiência do skate nas tvs e até influenciar moleques a começarem a andar, e respeito muito a performance da elite de skatistas q é convidada a participar dele. O q acho muito perigoso é q alguém q não esteja por dentro da cultura do skate comece a achar q é um esporte como outro qquer, e transformá-lo em modalidade olímpica só aumentaria a pasteurização do skate pro grande público. Isso é o q os xgames da vida acabam fazendo, igualar o skate com outros esportes quaisquer. Lembro q, no início, um dos orgulhos dos xgames era o de não ter esportes a motor. Hj em dia, é um circo onde vale tudo! Daqui a pouco, vão colocar vale-tudo tb, pq afinal ser detonado por um cara também é “radical e extremo”… Na transmissão desse ano, senti NOJO do direcionamento em cima do Shaun White; veja q isso já vem rolando há uns 2 anos, e agora ele conseguiu o q eles queriam - ganhou a porra do x de ouro no vert. Com méritos, q fique bem claro - pqp, rodeo stale fish foi do caralho! Mas só faltavam acompanhar o cara no banheiro, ou botarem uma estatística do tipo “faltam 25 minutos pro Shaun dar uma mijada”. Não pense q foi à toa… A ESPN PRECISAVA DE UM ÍDOLO AMERICANO GANHANDO NO VERT COM URGÊNCIA!!! No mundo dos negócios, não existe almoço grátis. E não se iluda, o skate é só + 1 negócio pra espn, assim como o é pra qquer rede de tv. O grande lance é saber se aproveitar da mídia, e não o contrário como rola hj em dia. (continua)
Comentário por Guto — 17 de agosto de 2007 (1:39)
Prosseguindo: não vejo como o skate se beneficiaria se virasse modalidade olímpica. Até mesmo a possibilidade de construir novas pistas me preocupa, tudo pq VIVEMOS NO BRASIL! Todo político daqui gosta de fazer obras, afinal é o melhor caminho pra corrupção q existe nesse país. Sei do q falo pq há anos acompanho os bastidores do skate, e já soube de muita mutreta por baixo dos panos. Desde pistas q tiveram custos superfaturados nos círculos governamentais a desvio de $$ do governo (direcionado pra realização de eventos) pra fins pessoais de dirigentes de entidades do skate; o 2 lados já se venderam e se corromperam. Alguns até já tentaram se promover politicamente usando o skate como trampolim… Esse papo de q “no Brasil é assim mesmo, se não aceitar nada é feito” NÃO ME CONVENCE!!! Como é q o Turco Loco conseguiu q se fizessem + de 30 pistas em SP, fiscalizando todo o processo pra q não rolasse mutreta?! Só pq tem gente q acredita no pensamento simplista de q “ele já é muito rico e não precisa de roubar”?! Não, ele o fez assim pq é HONESTO - o q muitos confundem com “babaca” nesse país. Se ele pôde fazer isso lá, então qquer um tb pode em qquer lugar do Brasil. Mas uma questão jamais pode ficar em aberto:isso interessa a quem tem poder?! (continua)
Comentário por Guto — 17 de agosto de 2007 (1:41)
Finalizando: bom-senso do COI?! HAHAHA!!! Não acredito em duendes, camarada. A polêmica do snowboard já me ensinou lições suficientes na época, e nada do q aconteceu desde então me fez mudar de opinião. Só pra vc ter uma idéia do “bom-senso”, acompanhe os FATOS abaixo:
- o basquete é uma modalidade olímpica:
- todas as modalidades olímpicas estão sujeitas a controle anti-doping;
- maconha é considerado um doping pro COI;
- os pros da NBA conseguiram excluir a maconha do rol de substâncias consideradas dopantes da liga.
Agora me responda: o COI proibiu jogadores da NBA de fazerem parte da equipe americana? Ou abriu as pernas e fingiu de nada saber?!
A mesma relação maconha-esportistas está prestes a acontecer tb no snowboard; em 2008, a decisão será tomada. Alguns mega-top pros europeus, q CAGAM E ANDAM pros winter xgames, já avisaram: ou liberam ou rolará boicote em 2010. Vc acha q o COI vai permitir q se façam disputas olímpicas só com os bons mocinhos americanos da espn?!
Se é esse tipo de jogo sujo político, nojeira e corrupção q aguardam o skate no mundo olímpico, então + do q nunca eu digo: SKATE NAS OLIMPÍADAS?! NEM FUDENDO!!!
Comentário por PhArRá — 6 de outubro de 2007 (0:03)
Tá vendo!!! Foda-se o COI!!!!
Skate underground, no fuckin’rules!!!